Nesta receita as courgetes são colocadas inteiras no forno, ligando-se a grelha no máximo. Passado pouco tempo a casca das courgetes fica quase totalmente queimada, carbonizada, totalmente preta. Quando fiz esta receita pela primeira vez, vi as courgetes e pensei que tinha estragado tudo, que tinha de deitar tudo fora .
Depois deixei arrefecer e abri as courgetes com um faca. Nessa altura tudo mudou. O interior da courgete ficou totalmente exposto, com um aspecto excelente. A polpa é clara com aspecto sumarento, estava completamente cozida, mas não demais. Em vez do cheiro a queimado que se sentia até abrir a courgete, senti o cheiro adocicado dos legumes cozidos. Depois de provar sente-se um sabor especial, o gosto principal é o da courgete, mas enriquecido com notas fumadas.
É sem dúvida uma técnica muito interessante, que pode ser utilizada noutras receitas.
Esta é uma receitas de contrastes, entre o doce da courgete e pungência do alho cru, o picante do piri--piri e o sabor rico dos queijos, entre o doce das amêndoas e o inconfundível acre do Roquefort. Mas para mim o aspecto mais moderno da receita é o contraste das texturas, nomeadamente entre o suave do puré dos legumes e dos queijos pastosos e as amêndoas, torradas e duras, . Este aspecto tem, nos últimos anos, sido cada vez mais trabalhado pelos chefs e que, neste caso, resulta muito bem.
Este é um prato vegetariano, que pode ser servido tanto como entrada como prato principal.
Ingredientes
- 8 Courgetes grandes (cerca de 1,2 Kg)
- 1 iogurte pequeno (125 g.)
- 30g de Roquefort
- 1 Ovo
- uma noz de Manteiga (aprox. 20g.)
- Piri-piri (q.b. - a gosto)
- 1 dente de Alho
- Pimenta (q.b.)
- Limão (q.b.)
- Sal (q.b.)
Courgetes
Ligue a grelha do forno na temperatura mais alta possível. Coloque as courgetes do forno na posição mais alta durante cerca de 45 minutos, virando 2 a 3 vezes. A pele da courgete deve ficar bastante carbonizada.
Tirar do forno e deixar arrefecer. Cortar as courgetes ao meio com um faca e com a ajuda de uma colher retirar a polpa e colocar numa taça. Esmagar o puré de forma a que fique uniforme. Se tiver demasiada água pode retirar-se. Juntar o alho esmagado, bastante pimenta e um pouco de sal. Provar e rectificar.
Molho de Queijo
Colocar o iogurte numa pequenas tacho e levar ao lume muito baixo. Juntar o ovo sem parar de mexer, adicionar o roquefort e continuar a mexer mais alguns minutos. Tira do lume, confirmando que o queijo está todo incorporado no iogurte.
Amêndoas
Colocar a manteiga numa pequena frigideira e juntar as amêndoas, juntar um pouco de piri-piri. Deixar alguns minutos ao lume para torrar as amêndoas. Tirar do lume e juntar algumas gotas de limão.
Finalização
Para servir colocar o puré de courgetes numa travessa ou num tabuleiro pouco fundo, distribuindo uniformemente. Colocar por cima o molho de queijo morno, de seguida espalhar as amêndoas picantes. Servir ainda morno.