As receitas de Juan Roca são modernas, mas não em excesso. Utilizam uma série de técnicas e ingredientes novos enquanto continua a utilizar muito do que é mais tradicional. Sobretudo, não fazem inovação pela inovação.
O resultado desta receita é excelente e muito subtil. Sentem-se todos os sabores, que são facilmente identificáveis,, mas são apresentados em texturas surpreendente. Mais surpreendente ainda é a pureza e a delicadeza com que cada um dos sabores é revelado, graças à utilização de técnicas culinárias avançadas.
A técnica ao serviço dos sentidos, perfeito.
Claro que nada disto se faz sem algumas dificuldades e esta receita colocou-me uma série de problemas práticos, já que, como a maior parte dos mortais não tenho um equipamento de sous-side. Tive, por isso, de ser inventivo.
Para colocar o saco com as nêsperas sob vácuo, o que fiz foi simplesmente tirar, com bastante cuidado, o ar do saco com uma palhinha (atenção para não beber o late harvest que também está no saco). O problema do vácuo já está, de seguida temos de conseguir cozinhar a 50ºC, o que é um pouco mais difícil, mas não de todo impossível. Usei dois tachos, o maior coloquei ao lume com água para fazer um banho maria. O segundo, também com água, coloquei dentro do primeiro, quando a temperatura no tacho de dentro atinge aproximadamente os 48ºC, coloquei o saco com as nêsperas lá dentro. Depois a temperatura continua a subir, quando atinge aproximadamente os 52ºC retiro o tacho mais pequeno de dentro do maior. A temperatura começa de novo a baixar e por volta dos 48º, volto a colocar o tacho mais pequeno dentro do maior e repito o processo até acabarem os 10 minutos. Funcionou.
Esta técnica aprendi no curso de Harvard que que falei num post-anterior.
Ingredientes
- 10 Nêsperas
- 150 g. de Foie-Gras
- 1 cl de Late Harvest
Para a gelatina
- 1 cl de Late Harvest
- 1 g de Agar-agar
Procedimento
Escaldar as nêsperas, cortar ao meio, retirar o caroço e descascar.
Esmagar muito grosseiramente o foie-gras e temperar com sal e pimenta.
Rechear as nêsperas com o foie-gras.
Colocar as nêsperas recheadas num saco para cozinhar em sous-vide, juntar o late harvest e fechar o saco.
Cozinhar no sous-vide a 50º C.
Para a gelatina
Hidratar o agar-agar pelo menos 10 minutos.
Levar o late harvest á ebulição, juntar o agar-agar, mexer bem e retirar do lume.
Colocar a gelatina numa bandeja de forma a que encha até cerca de 2 mm.
Quando a gelatina tiver solidificado completamente cortar em 20 rectângulos idênticos.
Para servir
Colocar as nêsperas num prato ou travessa e colocar um rectângulo de gelatina por cima.
1 comentário:
Estavam de comer e chorar por mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Enviar um comentário