Este é um prato verdadeiramente outonal, não só porque combina cogumelos e castanhas, mas também porque é um prato de forno, o que apetece sempre mais quando chega o frio do outono.
Podemos substituir a manteiga por um fio de azeite, mas eu, que costumo preferir o azeite, penso que, neste caso, a suavidade da manteiga combina melhor.
Em termos da dieta baseada em indicies glicémicos este prato é admissivel, porque os cogumelos tem um índice glicémecio muito baixo, assim como as salsichas. As castanhas tem um índice glicémico mais elevado, mas , na quantidade apresentada, são aceitáveis. Claro que se pode tornar a receita mais dietética diminuindo as quantidade das castanhas (por exemplo para metade) e aumentando na mesma quantidade os cogumelos.
Ingredientes
- 400 g Cogumelos
- 200 g Castanhas
- 2 Salsichas
- Manteiga(q.b.)
- Sal(q.b.)
- Pimenta (q.b.)
Procedimento
Cozer as castanhas em água como um pouco de sal. Quando estiverem quase cozidas retirar do lume e escorrer. Deixar arrefecer e esmagar com um garfo.
Separar o pé de cada cogumelo do respectivo chapéu. Picar grosseiramente os pés dos cogumelos e juntar às castanhas esmagadas.
Abrir as salsichas com uma tesoura ou com uma faca e juntar o recheio da salsicha às castanhas e cogumelos. Misturar bem e temperar com sal e pimenta.
Rechear os chapéus dos cogumelos com o mistura obtida. Colocar num tabuleiro e pôr um pouco de manteiga em cima de cada cogumelo recheado.
Levar ao forno baixo (130º C) durante 40 minutos.