A associação entre o acafrão e o peixe ou os marisco é muito antiga. A bouillaisse, celebre sopa de peixa da provença tem, segundo muitas versões, um pouco de acafrão. Nesta receita são os mexihões,com o seu gosto fortemente iodado, que são combinados com o acafrão, também um pouco amargo. O equilíbrio é dado pelo aveludado das natas e das gemas, e pelo sabor a doce dos legumes estufados.
E necessário algum cuidado não temperar demais, porque a redução concentra muito os sabores.
Não é uma sopa forte para substituir uma refeição, é um prato delicado para a uma refeição sofisticada.
Ingredientes
- 2 Kg de Mexilhões
- 1 Cebola Média
- 20 cl de Vinho Branco
- 1 colher de sopa de Vinagre
- 60 cl de Natas
- 2 gemas de Ovo
- 2 Cenouras médias
- 1 Alho Frances
- Tomilho (q.b.)
- Louro(q.b.)
- 40 g de Manteiga
- 1 pitada de Açafrão
- sal (q.b.)
- Pimenta (q.b.)
Procedimento
1. Limpe e lave os mexilhões em várias águas.
2. Pique a cebola e coloque num tacho grande com o vinho, o vinagre, um pouco de louro e um pouco de tomilho. Coloque ao lume até entram em ebulição.
3. Junte o mexilhões e coloque a tampa no tacho, mantendo o lume alto. Mexa de tempo a tempo. Deixe alguns minutos até os mexilhões abrirem bem.
4. Retire do lume e retire os mexilhões, deixando o liquido no tacho. Filtre o liquido, passado-o por um passador de rede fino.
5. Corte a cenoura em pequenos cubos e o alho-francês em pedacinhos regulares. Leve ao lume com a manteiga sem deixar alourar.
6. Reduzir ao lume liquido dos mexilhões em cerca de um terço e adicionar o açafrão. Juntar aos poucos as natas mexendo vigorosamente.
7. Baixar o lume, a partir deste momento o liquido não deve ferver. Juntar as gemas de ovos, mexendo bem, mantendo ao lume ter uma consistência aveludada. Se necessário colocar um pouco de sal e pimenta.
8. Aquecer os mexilhões, as cenouras e o alho frances, colocar nos pratos de sopa e cobrir com o caldo.
Sem comentários:
Enviar um comentário