Esta é uma receita muito diferente no habitual, do livro de cozinha Bistro de Patricia Wells, sendo suposto ser uma receita original de um bistro francês.
A técnica utilizada é bastante curiosa, porque é feito um ailoli que depois é misturado no caldo da sopa, ou seja é semelhança a um fricase. Outro aspecto original é que os legumes são laminados, incluindo as batatas, e depois não são passado, o que confere uma textura interessante ao resultado final.
Apesar de ser apresentado como uma sopa pode facilmente ser o prato único de uma refeição.
O alho francês pode ser substituído por aipo. Também se pode substituir parte do tamboril por fígado do mesmo, se tiver a sorte de conseguir comprar.
Ingredientes
- 1 Kg de Batatas cortadas em fatias muito finas
- 1 Alho Francês cortado em fatias finas
- 1 Cenoura média cortada em fatias finas
- Raspa de 2 Laranjas
- 1 dente de Alho
- 1 bolbo de Funcho cortados em fatias finas
- 3 folhas de Louro
- 1 Litro de Fond de Peixe
- 1 copo de Vinho Branco Seco
- 1 Kg de Tamboril
- Aioli (2 ovos)
- 1 Gema de Ovo grande
- 25cl de Natas
- Sal (q.b.)
- 8/12 fatias de Pão
Procedimento
Num tacho grande, de preferência com o fundo espesso, junte as batatas, alho françês, alho, raspa de laranja, funcho. folhas de louro, fond e vinho. Tapar e levar ao lume até ferver com o lume forte. Reduzir o lume para médio e deixar cozinhar até os legumes estarem tenros, mas não completamente cozidos (12 a 15 minutos).
Junte o tamboril e deixe cozer até o peixe estar opaco, cerca de 5 minutos. Retire as folhas de louro.
Entretanto numa tigela combinar 1/4 de chavena de aioli com as natas e a gema.
Gradualmente junte um pouco do caldo, mexendo sempre. Junte esta mistura ao caldo já quente sobre o lume alto, deixe cozinhar durante 1 ou dois minutos.
Toste o pão e barre com o aioli restante. Para servir coloque o pão no fundo de um prato de sopa ou tigela e junte o peixe, os legumes e o caldo.
Sem comentários:
Enviar um comentário