A grande originalidade deste Ossobuco é que não tem tomate, porque segundo as receitas italianas o tomate é facultativo.
Tradionalmente em Portugal enchemos as receitas italianas de tomate e o resultado é que todos os pratos ficam com o mesmo sabor. No caso do ossobuco, porque é uma receita milaneza, ou seja do norte de Itália, não me parece que o tomate seja obrigatório.
Segundo o chef Augusto Gimelli a "alma" desta receita é a "gremolata", a mistura de alho, casca de limão e salsa com que se polvilha o ossobuco. Com sempre ele tem toda a razão.
INGREDIENTES
- Ossubuco 1.2 Kg.
- 2 Cebolas Médias
- 3 Cenouras
- 1/2 Aipo
- 3 Dentes de Alho
- 1 Copo de Vinho Tinto
- Caldo de Carne
- Casca de 1 Limão
- Farinha
Preparação
1. Refogar em pouco azeite a cebola, a cenoura, um dente de alhos e o aipo(sofritto). 2. Juntar o vinho tinto e deixar evaporar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwA-gITWlv30fYPCVCOZ1EcvodZgYwLJEFeg4jtC2GaO4-iJjA6zatQ6VfNHjX0kjo51kFctkpydaT0o_awUlW6hahrkCdVR0sa5DRQcgp2HH7ihscROMIIXbEBOEIo0o0xz1YAkx6djwB/s1600/ossobuco1.jpg)
3 Tira o já o nervo e gorduras em excesso. Este passo é importante porque se se deixar o nervo à volta do ossobuco ele encolhe ao lume e os pedaços de ossobuco perdem a forma.
4. Corá-los rapidamente numa frigideira com pouco azeite.
5. Num tacho juntar a sofritto e o ossubuco, cobrir com caldo de carne (pode-se substituir por água, mas não é tão bom).
6. Estufar no lume sempre tapado por 50/60 minutos.
7.Cobrir com o sumo de cozedura triturado com uma varinha eléctrica e rectificar o sal.
8. Polvilhar com as ervas aromáticas picadas muito finamente com dois dentes de alho e a casca do limão (“gremolata”).
Sem comentários:
Enviar um comentário