domingo, 31 de maio de 2015

Cozinhar faz-nos mais felizes?


 Estará alguma coisa a escapar-lhe?

No Reino Unido, de acordo com a empresa de análise do consumidor Kantar Worldpanel, o tempo gasto por pessoa a cozinhar desceu para metade desde 1993. Durante o mesmo período, o número de doenças ligadas ao stress também duplicou, estando a cozinha na longa lista das actividades que as pessoas afirmam estarem demasiado ocupadas para realizar.
Segundo um estudo promovido pelo Serviço Nacional de Sáude Inglês (NHS) existem 5 coisas que todos podemos fazer para aumentar o nosso bem estar: ligar-se aos outros, ser activo, aprender novas competências, dar aos outros e ter atenção ao mundo à nossa volta.
Porque não deixar de ver o cozinhar não como um aborrecimento necessário mas antes com uma forma simples de seguir estes passos?

Ligar-se aos Outros
A pesquisa mostra que as pessoas felizes têm relações fortes. Cozinhar para (ou com) a família e os amigos é um optima forma de estar juntos, mesmo que seja só uma ou duas vezes por semana. Tente estas dicas para utilizar a comida e a cozinha para fortalecer as relações com os que estão á sua volta:
- se estão demasiados ocupados para se sentar a jantar juntos todos as noites, tente marcar pelo menos uma noite por semana para o fazer.
- faça turnos para decidir o que cozinhar e envolva os outros no cozinhar. Fez uma salada? Outra pessoa pode fazer o molho.
- Tente comprar em lojas pequenas e fora das grandes cadeias, tente conhecer as pessoas que vendem os vários produtos.
- Tenha sempre em casa algumas bolachas ou biscoitos, para ter sempre algo para oferecer com o chá quando os amigos aparecem.
Ser Activo
Cozinhar não é exactamente o mesmo do que ir correr, mas ficará surpreendido com as calorias que gasta a cozinhar ou a preparar comida.
- Carregar as compras – 43 calorias em 15 minutos
- Colher frutas ou vegetais – 51 calorias em 15 minutos
- Cozinhar – 43 calorias em 15 minutos
- Ver televisão no sofá - 17 calorias em 15 minutos
Ter Atenção ao Mundo à Volta
Já todos passamos por isto – pomos a massa ao lume, distraímo-nos a falar ao telemóvel e está o jantar arruinado. Um aumento das distrações tecnológicas torna mais difícil concentrar-nos nas coisas. Ter atenção ao que estamos a fazer e ao que está a acontecer à nossa voltar pode melhorar a nosso bem estar psíquico ( e o jantar).
A próxima vez que estiver a cozinhar, faça um esforço consciente para reparar no que está à sua volta, por exemplo:
Cheiros
Note como o cheiro do que está a cozinhar muda. Por exemplo como as cebolas mudam de algo que faz os olhos chorarem para um cheiro doce a caramelo, ou o inconfundível cheiro do pão a acabado de fazer e como nos faz sentir. Estar bem alerta para os cheiros também é útil para impedir os desastres culinários!
Ouvir
Isto pode parecer um pouco exagerado, mas os sons do cozinhar podem ser surpreendentemente relaxantes.
Ouça com atenção o som da água a ferver, das salsichas a crepitar ou da carne picada a fritar e verifique se este efeito funciona consigo.
Veja
Tenha atenção aos ingredientes que cozinha e veja com as cores e texturas se alteram à medida que os cozinha.
Continuar a aprender
Aprender tem um papel importante no desenvolvimento das crianças, mas não fica por ai. Pesquisa mostra que aprender novas competências ao longo da vida pode melhorar o bem star psíquico, dando-nos confiança e mais interação social. Quer seja um principiante ou um cozinheiro experiente, existem sempre novas técnicas que podem ser aprendidas. Um estudo recente mostra que cozinhar e fazer bolos estão no topo das competências que os britânicos mais gostavam de aprender.

Nota: Este artigo foi traduzido e adaptado de uma publicação do site da BCC. São ideias aparentemente simples mas que incorporar alguma da pesquisa recente sobre o tema da felicidade, incluindo alguns aspectos que já são recomendações do Sistema nacional de sáude inglês (http://greatergood.berkeley.edu e http://www.nhs.uk/Conditions/stress-anxiety-depression/Pages/improve-mental-wellbeing.aspx