sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pasteis de Bacalhau v.1

Hoje fiz pela primeira vez um dos pratos preferidos da Cristina: pasteis de bacalhau. Utilizei uma receita da Maria de Lurdes Modesto, com algumas alterações da minha mãe e outras minhas.

A receita final, com as alterações, ficou assim:

Ingredientes
250 g de bacalhau demolhado
200 g de batata
1/2 cebolaa
3 ovos
1 cálice pequeno de vinho do Porto
sal, pimenta e noz-moscada
óleo para fritar
Preparação
Cozer as batatas com a casca. Descascar e esmagar.
Cozer o bacalhau. Escorrer e limpar de peles e espinhas. Esfregar as lascas de bacalhau com as mãos até ficarem completamente desfeitas em fios.
Juntar a batata esmagada, o bacalhau, a cebola picada finamente.
Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
Juntar o vinho do Porto e os gemas, uma a uma, ligando bem a massa.Bater as claras em castelo e juntar.
Moldam-se os pastéis de bacalhau com a ajuda de duas colheres de sopa* e fritam-se em abundante óleo quente.


-----------------------------

A receita original da Maria de Lurdes Modesto tem um nome horrível Bolinhos de Bacalhau Deliciosos.

A minha mãe sugeriu umas gotas de limão, que ficou muito bem, Sugeriu também que as claras fossem separadas das gemas e batidas antes de juntar à massa, enquanto na receita original eram os ovos inteitos. Eu fui mais longe e bati as claras em castelo, que acho que foi demais porque a massa esta com uma consistência demasiado fluida e não foi fácil moldar os pasteis.

No final não estavam nada mal. Para à próxima vou ser se tenho salsa e como ficam com as claras menos batidas.

De qualquer forma, ficaram bonitos. Muito tuga, hoje.

Sem comentários: